Janeiro
seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sab.
dom.
7
14
21
28
1
8
15
22
29
2
9
16
23
30
3
10
17
24
31
4
11
18
25
5
12
19
26
6
13
20
27
Home > O Que Visitar > Santo Aleixo da Restauração > Fonte de Aroche
Fonte de Aroche
Situa-se em Santo Aleixo da Restauração, no caminho que antigamente, e ainda hoje, vai para a vizinha vila espanhola de Aroche. Segundo a tradição, referenciada na “Memória Paroquial” esta fonte foi “obra del Rey D. Diniz” e era de água tão excelente “que se affirma não haver outra como ella, em distância de muitas leguas, por singular na bondade; tem usado della alguns Arcebispos de Evora sem fazer caso da distância de quinze léguas, que tantas dista daquela Cidade, e pessoas de varias partes com dispêndio”. Também o Almanaque Alentejano diz que o Duque de Bragança mandava ir água desta fonte para o bastecimento do seu palácio de Vila Viçosa.

As paredes são em blocos de mármore e a parte virada a Norte, do lado da aldeia era  a mais frequentemente utilizada, apresentando sulcos profundamente escavados que durante séculos lhe fez o roçagar das cordas dos caldeirões utilizados no enchimento dos cântaros de barro, dos odres e das pipas que os forasteiros endinheirados mandavam buscar para seu consumo.
Na feitura da cúpula, que apresenta semelhanças com a cúpula da torre da igreja, foram utilizados, para reforçar-lhe a base dos pilares, alguns blocos de mármore retirados do primitivo corpo  da igreja, por alturas da reconstrução.

Ver mapa maior